Em entrevista à Rede Onda Digital, o vereador Rodrigo Guedes (PP), trouxe esclarecimentos sobre o registro no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) de uma ausência em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Para o parlamentar, a ação tem se tornado rotineira e teve que recorrer inúmeras vezes para correção de faltas inexistentes.
“Não estou atacando ou pedindo cobrança mais ríspida, mas várias vezes a gente tem que pedir para eles corrigirem no sistema. Já foram dezenas de vezes que eu estava, registrei a presença de forma digital, mas no sistema não constava ali a presença”, explicou o vereador.
📌Após falta contestada, Rodrigo Guedes pede transparência em registro de presença da CMM pic.twitter.com/KhLpPLrNiA
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 21, 2024
A frequência dos vereadores é monitorada pelo uso de reconhecimento facial, dispensando o método manual. A tecnologia é utilizada por meio de tablets, que também auxiliam em votações, aprovação de projetos, apresentação de matérias, entre outras funcionalidades.
Saiba mais:
Sem sessões nesta semana, deputados do AM voltam na próxima terça; entenda
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas no inquérito que apura tentativa de golpe
A matéria veiculada nesta quarta-feira (20/11), intitulada “Estamos de olho: Veja ranking de vereadores reeleitos que mais faltaram na CMM”, mostrou o registro de presença dos 28 parlamentares reeleitos de Manaus. Rodrigo Guedes teve uma Ausência Justificada 2 (AJ2: Motivo de caso fortuito ou força maior) registrada no dia 11 de abril de 2023.
O gabinete do vereador apresentou o Memorando 075/2024 solicitando as correções a fim de evitar novos danos à imagem do parlamentar e precisão dos registros no sistema.
“Esclareço que, no dia 11 de abril de 2023, não houve sessão plenária, pois a sessão foi aberta e logo após encerrada devido ao falecimento da filha do vereador Joelson Silva. Portanto, a falta atribuída ao vereador Rodrigo Guedes é equivocada, uma vez que ele esteve presente na sessão que, devido à situação mencionada, foi imediatamente encerrada”, informa um trecho do documento.
>>>>>LEIA O DOCUMENTO COMPLETO: RETIFICAÇÃO PRESENÇA VEREADOR RODRIGO GUEDES<<<<<
Sobre a solicitação, Rodrigo Guedes afirma que assim que foi recebida no setor responsável, foi acatada e corrigida imediatamente no sistema da CMM. O vereador ainda ressalta falhas no próprio sistema digital da casa legislativa, comprometendo não só o trabalho dos parlamentares como o acesso à informação.
“A gente precisa melhorar a transparência em vários aspectos, um deles é em relação aos votos dos vereadores. Só para ter uma ideia quando a imprensa, os próprios vereadores quando tem que comprovar algo, ou o cidadão manauara quer saber quem votou tem que ficar olhando imagem do Youtube ou Facebook para saber quem votou contra ou a favor. São métodos muito rústicos e rudimentares que poderiam ser diferentes. Tem a transparência das emedas parlamentares que é praticamente zero, então processos que precisam melhorar”, pontua Guedes sugerindo atualizações.
📌Rodrigo Guedes sugere melhorias na transparência da CMM pic.twitter.com/ufUgHSUs49
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 21, 2024
O vereador ainda cita pontos a serem questionados pelos colegas, imprensa e população. Um deles, seria a dificuldade na exposição de votos em plenária, um problema recorrente que pode ser aprimorado no decorrer das semanas.
“Na semana passada, o próprio projeto de lei que foi votado em regime de urgência na questão dos planos de saúde, eu levanto minha mão, como voto contrário, não viram, e registraram como se eu tivesse votado a favor. Teve todo um trabalho para provar que houve meu voto contrário”, declara Guedes sugerindo novamente um opção mais ágil e que seja transparente para a população.
CMM não se pronunciou
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital solicitou esclarecimentos da equipe de comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) via e-mail, mas até o momento de publicação desta matéria não obteve respostas.
*Colaborou a repórter Vanessa Goudim.