25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Após derrotas em vetos, governo Lula tenta se reorganizar nesta semana; confira as principais pautas do Congresso

Publicado em:

- Anúncio -

O governo do presidente Lula (PT) inicia a semana com o desafio de reorganizar sua base aliada após sucessivas derrotas no Congresso Nacional. Com o foco dos parlamentares se voltando para as eleições municipais no segundo semestre, o tempo para aprovar projetos importantes em 2024 está se esgotando.

Confira os quatro principais temas que serão discutidos no Congresso nesta semana:

1. Reunião de estratégia após derrotas nos vetos

Nesta segunda-feira (3/6), Lula se reúne no Palácio do Planalto com os líderes do governo nas Casas do Legislativo: deputado José Guimarães (PT-CE), senador Jaques Wagner (PT-BA) e senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), além do ministro da articulação política, Alexandre Padilha. A queda dos vetos presidenciais revela a fragilidade do governo no Legislativo. Em 2023, 40% dos vetos de Lula foram derrubados pelo Congresso, contrastando com apenas 10% no primeiro ano de Bolsonaro.

2. Taxação das compras importadas

O Senado deve votar o projeto de lei do Mover, que inclui um “jabuti” que acaba com a isenção de impostos para compras importadas de até US$ 50. Se aprovado, aplicativos como Shein e Shopee passarão a ser taxados. A proposta, polêmica, pode afetar a popularidade do governo, mas o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) já afirmou que Lula não deve vetar a taxação.


Saiba mais:


3. PEC das Drogas em pauta na CCJ

Na terça-feira (4/6), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara vota a PEC das Drogas, que proíbe o porte e a posse de todas as drogas. Já aprovada pelo Senado, a proposta enfrenta críticas de especialistas em segurança pública que temem um aumento da violência e a criminalização desproporcional de pessoas negras e pobres. A sessão está marcada para 14h30.

4. Posse de Cármen Lúcia no TSE

A ministra Cármen Lúcia assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira (2/6), às 19h, sucedendo Alexandre de Moraes. A posse ocorre em um momento em que a Corte tem mais de 90 processos envolvendo parlamentares do Congresso Nacional, e a presença de Lula está confirmada.

*com informações de Congresso em foco e CNN

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -