O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou, na tarde desta quarta-feira (8/01), a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre maridos serem mais apaixonados pelas amantes do que pelas esposas. A gafe de Lula ocorreu pela manhã durante o discurso no ato em memória aos dois anos do 8 de janeiro de 2023. A solenidade, no Salão Nobre do palácio, ocorreu após a reintegração ao acervo da Presidência da República de obras de arte que foram vandalizadas há dois anos. As peças passaram por um processo de restauro.
A fala de Lula ocorreu no momento em que o petista se descreveu como “um amante da democracia”, durante a cerimônia. O comentário de Lula provocou risadas da plateia que acompanhava o evento, mas passou a ser alvo de críticas de bolsonaristas nas redes sociais. De forma irônica, Bolsonaro questionou se “esse é o chefe da nação que fala em família?”.
“Segundo Lula maridos amam, mais que amantes? Esse é o chefe da nação que fala da família? O que podemos esperar desse cidadão? A família é base de uma sociedade, essa fala dispensa comentário. Sou apaixonado pela minha esposa, e com toda a certeza a grande maioria dos maridos. Um abraço a todos, Deus ilumine o Brasil”, finalizou Bolsonaro ao assistir a notícia no canal de TV Globo News.
Veja vídeo:
Leia mais:
Paulo Pimenta é o sétimo ministro trocado por Lula; relembre mudanças
Lula convida embaixadores estrangeiros para evento do 8 de janeiro no Planalto
No ato, o presidente Lula fez discurso emocionado sobre a democracia e sua trajetória de vida. Descontraiu um pouco com discurso improvisado e citou ainda período sombrio vivido na ditadura. Lula reafirmou que os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro de 2023 serão punidos, inclusive os suspeitos supostamente bolsonaristas, de um plano para matar o petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.