A secretária Nacional de Mulheres do PT e pré-candidata à Prefeitura de Manaus, Anne Moura, declarou em entrevista à Rede Onda Digital que, se eleita, pretende estudar a implementação de um projeto de estatização do transporte público em Manaus.
Durante entrevista no programa Meio Dia com Jefferson Coronel, a pré-candidata ressalta a falta de uma política de mobilidade urbana abrangente, apontando os problemas nos ônibus, que representam um grande obstáculo para a mobilidade na capital.
Anne Moura enfatiza a ausência de ciclovias e critica a inadequação do transporte coletivo, especialmente nas comunidades periféricas, onde as esperas são longas e as condições de viagem são precárias, incluindo o risco de assaltos.
“Não tem uma política de mobilidade urbana que inclua ciclovias, para as pessoas deixarem de usar carros, o transporte coletivo que já é péssimo e vai cada vez pior. Porque até um determinado lugar que ele funciona, mas para as comunidades mais periféricas você espera mais de uma hora [..] você vem igual uma latinha de sardinha […] e ainda tem os assaltos”, afirma Anne Moura.
Leia também:
EXCLUSIVO: “PT tem que ter uma candidatura própria na cidade de Manaus”, diz Anne Moura
Homem é preso por violência doméstica contra a ex-companheira, em Manaus
Questionada sobre possíveis soluções, a pré-candidata expressa a intenção de buscar alternativas, mencionando a possibilidade da estatização do transporte público.
Ela aponta para exemplos de outras cidades governadas pelo PT que implementaram projetos semelhantes, citando o caso de Maricá (RJ), onde uma empresa pública foi estabelecida, resultando em tarifas zero para os usuários.
“O PT em outros lugares tem uma iniciativa que eu ousaria pensar, e estudar para trazer, que é a história da empresa pública […] lá em Maricá (RJ) tem uma empresa pública que foi construída e tem tarifa zero”, declara Anne Moura.