As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Animais de rua podem ter abrigos e alimentação garantidos em praças e prédios de Manaus

O Projeto de Lei (PL) quer garantir mais proteção e dignidade a cães e gatos que não têm lar
Animais de rua podem ter abrigos e alimentação garantidos em praças e prédios de Manaus

Imagem da Prefeitura de Canoas. Quatro casinhas, comedouros e bebedouros.
/DERLI COLOMO JR/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Manaus poderá contar com um programa voltado ao cuidado e bem-estar dos animais comunitários que vivem nas ruas da cidade. O Projeto “Abrigo Amigo”, sugerido pelo vereador Dr. Eduardo Assis (Avante), autoriza a instalação de abrigos (casinhas), comedouros e bebedouros públicos em pontos estratégicos, como praças e prédios.

“A proposta busca criar um ambiente mais seguro e humanitário para os animais, com a instalação de abrigos, comedouros e bebedouros públicos, que permitirão maior qualidade de vida a esses animais”, explicou o autor da proposta.

A iniciativa não custará aos cofres públicos, pois, segundo o texto, moradores, comunidades, comerciantes, empresas, instituições privadas, ONGs e sociedades protetoras dos animais poderão construir, instalar e manter os equipamentos, arcando com custos de ração, água, limpeza e manutenção. No entanto, a fiscalização de todo o processo ficará sujeito a um órgão municipal que ainda será definido.

Os abrigos deverão ser feitos de materiais seguros e resistentes, como madeira, fibra de vidro, plástico, concreto ou manilhas, sem oferecer riscos à população ou aos próprios animais. Além disso, todos deverão conter identificação visível, com placas ou adesivos, para conscientizar a população sobre o conceito de animal comunitário, bem-estar e leis de proteção animal.

O projeto também abre espaço para parcerias com universidades, estabelecimentos veterinários, ONGs, empresas públicas e privadas, além de ações conjuntas em escolas, presídios e instituições de recuperação de jovens, que poderão participar da confecção dos abrigos e bebedouros.


Saiba mais: 

Pai Amado lança Projeto de Lei para combater preconceito contra pobres

Coronel Rosses quer o ‘Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro’ no calendário oficial de Manaus


Para fortalecer a iniciativa, poderão ser realizadas campanhas de arrecadação de materiais e ração, bem como ações de conscientização contra o abandono de animais. A lei ainda proíbe a retirada dos equipamentos sem autorização do poder público, exceto em casos de limpeza, desde que haja devolução imediata.

Conforme o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta entrou em pauta para deliberação, aguardando plenário.