Após semanas de especulações na imprensa e no meio político, o ex-governador Amazonino Mendes confirmou nesse sábado (2), por meio das redes sociais, que vai se filiar ao Cidadania para concorrer nas eleições ao governo do Amazonas neste ano. O “Negão”, como é conhecido entre seus eleitores, já havia anunciado a decisão na semana passada.
O Cidadania, que surgiu como uma ramificação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) com o nome de Partido Popular Socialistas (PPS) em 1992, vai integrar federação com o PSDB. No vídeo compartilhado na postagem em que confirma a mudança de legenda, Amazonino se coloca como oposição ao atual chefe do Executivo estadual.
Leia mais:
BASTIDORES: Após reunião com Eduardo Braga, Amazonino deve se filiar ao MDB
EXCLUSIVO | Instituto Iveritas confirma: Amazonino e Wilson na liderança
“A coisa tá aí, bem clara. De um lado um governo inepto, incapaz, que não fez absolutamente nada. Era um governo que se dizia a renovação da velha política, mas foi o que mais decepcionou”, disse. “Por isso que estou aqui. Vou à luta. É por ti que quero ser candidato. Vamos pra essa guerra e, diferentemente do que eles sonharam e pensaram, nós vamos prontos, preparados e firmes”.
Sim, meus amigos e minhas amigas, confirmo minha filiação ao Cidadania, federado ao PSDB. pic.twitter.com/rz9ZyUY0rN
— Amazonino Mendes (@AmazoninoAM) April 2, 2022
Também na semana passada, Amazonino compartilhou uma foto ao lado do vereador Amom Mandel (União Brasil). O parlamentar conseguiu expressivo número de votos nas eleições de 2020 e, na estratégia política do ex-governador, pode ser considerado uma ponte entre a velha guarda e o jovem eleitorado.
Amazonino ainda não divulgou a data do evento de filiação ao Cidadania.
Daniel Amorim, da redação