A movimentação no tabuleiro político no Amazonas continua, e a peça da vez é o ativista da causa animal, Amauri Gomes. O então candidato a vereador obteve 7.788 votos nas eleições de 2024, ficando com o posto de segundo suplente do seu partido União Brasil à uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Com a ida confirmada do ex-presidente da CMM, Caio André, para assumir como titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Amauri se torna o primeiro suplente do seu partido político, ficando apenas a um passo da vaga de vereador de Manaus.
O protetor da causa animal, pode assumir como vereador a qualquer momento com duas possibilidades pois a vereadora professora Jaqueline (UB) é suplente da deputada Joana Darc (UB) cotada para ser a primeira secretária da nova Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal, assim como seu marido, o vereador Aldenor Lima (UB), também apontado para ser secretário da nova pasta.
Com exclusividade, à Rede Onda Digital, o protetor de animais Amauri Gomes respondeu alguns questionamentos do repórter Lucas Thiago, sobre a possibilidade de sair da suplência assumindo como vereador da capital amazonense.
“Sabemos da possibilidade com as movimentações políticas no estado. Contudo, estamos concentrados em manter um trabalho fidedigno aos animais e ao meio ambiente, lutando pela proteção e conservação dos mesmos. Caso se concretize, a primeira ação é criarmos alguns projetos de leis pautados na defesa dos animais e no combate ao desmatamento e queimadas que ocorrem anualmente na nossa cidade. Também iremos sugerir pautas a nível municipal junto à prefeitura de Manaus para que a mesma tenha o seu compromisso e responsabilidade com os animais e o meio ambiente”, declarou Amauri sobre os primeiros passos caso assuma a vaga.
O suplente é do partido do governador Wilson Lima, mas quando questionado se o mandato será de oposição ao prefeito David Almeida ou de um governista, Amauri declarou ser “independente”.
“Possibilidade de assumir como vereador, o mandato será independente. Nem oposição e nem situação. Apenas cobrando e lutando por melhorias para a cidade de Manaus. Para os animais e para o meio ambiente. Afinal, nós fazemos parte dessa cadeia que tem como principal objetivo preservar a vida”, finalizou Gomes.
Leia mais:
Exclusivo: Caio André rebate acusação de David Reis por contrato sem licitação na CMM
Amauri já declarou que será candidato a deputado da Aleam em 2026. Ele concorreu, em 2022, a uma vaga na Aleam e obteve 15.100 votos.
Com mais de 200 mil seguidores em suas redes sociais, Amauri Gomes, tem 32 anos e é ativista ambiental desde 2009. Realizou mais de 300 resgates de animais vítimas de maus-tratos e abandonos em Manaus, já fez mais de 150 denúncias de degradação ambiental, desmatamento e queimadas na Amazônia, conseguiu com que mais de 50 pessoas respondessem inquéritos policiais e pagassem na justiça por danos causados ao meio ambiente e animais.