Dia 19 de maio foi o prazo para regularizar a situação dos eleitores que não justificaram a ausência às urnas nos últimos três turnos. Porém, 72,7 mil eleitores no estado deixaram de regularizar sua situação dentro do prazo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e tiveram seus títulos cancelados.
O cancelamento do título não será comunicado individualmente, mas o eleitor poderá verificar sua situação eleitoral no site do TSE, no Autoatendimento eleitoral (consultar situação eleitoral).
Veja como resolver para evitar cancelamento do título
Agora, mesmo com essa infração, esses eleitores podem regularizar sua situação. Essa chance pode ser feita de duas formas.
Em Manaus, o atendimento presencial deve ser agendado por meio do site do TRE-AM, com comparecimento à sede do cartório eleitoral no dia e horário escolhidos, sendo necessário quitar as multas decorrentes das ausências às urnas, por meio de boleto, Pix ou cartão de crédito.
No caso dos eleitores do interior do Estado, podem procurar diretamente o cartório eleitoral de sua cidade, sem necessidade de agendamento.
Outra forma de regularizar a situação é por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE. No entanto, o acesso a esse serviço só está disponível para eleitores que já possuem a biometria cadastrada. Nos dois casos citados, após o pagamento da multa, o cidadão poderá solicitar a revisão dos dados ou a transferência do domicílio eleitoral, se for o caso.
Saiba mais:
Eleições 2026: 93% dos eleitores amazonenses estão com biometria cadastrada regularizada
Exceções
Vale ressaltar que o cancelamento do título de eleitor não se aplica aos cidadãos que têm direito ao voto facultativo, como maiores de 70 anos, menores de 18, pessoas não alfabetizadas e eleitores com deficiência que comprovem dificuldade extrema para exercer o voto.
Horários de Atendimento
A Central de Atendimento ao Eleitor (CATE) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.