As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Traficante do CV foi à Ucrânia aprender táticas de guerra, aponta Polícia Civil

A investigação aponta que a intenção era aplicar as técnicas contra forças de segurança no RJ
05/11/25 às 17:52h
Traficante do CV foi à Ucrânia aprender táticas de guerra, aponta Polícia Civil

(Foto: Reprodução)

A Subsecretária de Inteligência da Polícia Civil do Rio informou que Philippe Marques Pinto, de 29 anos, ligado ao Comando Vermelho, viajou à Ucrânia para receber instrução militar e aprender táticas de guerra. A investigação aponta que a intenção era aplicar as técnicas contra forças de segurança no RJ. No período fora do país, ele publicou nas redes sociais vídeos em que aparece fardado e com um fuzil.

Segundo a polícia, Philippe é aliado de Antônio Hilário Ferreira, o “Rabicó”, liderança do CV e chefe do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Ele teria ido à Europa ao menos três vezes, em junho de 2023, junho de 2024 e setembro de 2025, e de acordo com os investigadores, ainda estaria na Ucrânia.


Leia mais

Corpo de traficante do Amazonas é confundido com ‘Japinha do CV’ em megaoperação no RJ

Surgem imagens da suposta fuga da “Japinha do CV” durante megaoperação no RJ


As autoridades relatam que métodos de combate usados na guerra ucraniana já vêm sendo reproduzidos por facções no Rio. Na megaoperação da semana passada, que deixou mais de 120 mortos, criminosos utilizaram drones com dispositivos para lançar explosivos contra agentes, prática considerada um dos maiores avanços bélicos do tráfico nos últimos anos.

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes abriu inquérito para apurar o caso. Com passagens por tráfico de drogas, Philippe será indiciado também por apologia e associação ao tráfico. A polícia busca identificar outros membros da facção que possam ter feito treinamento semelhante no exterior.