A Polícia Federal deflagrou no domingo (13), a Operação Integridade e Logística, resultando na prisão de foragidos da Justiça que realizavam a prova do Enem no Amazonas.
A operação foi realizada pela PF em conjunto com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP) em todo o Brasil. Participaram da ação cerca de 500 agentes federais.
Sem divulgar o número de prisões efetuadas na ação, a Polícia Federal se limitou a informar por meio de nota que 30 mandados de prisão que estavam em aberto foram cumpridos no Amazonas e nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ainda de acordo com a nota divulgada pelas autoridades, toda a ação foi realizada sem causar qualquer tipo de transtorno ou tumulto durante aos estudantes durante a realização da prova.
Veja mais:
Operação da PC-AM desarticula grupo criminoso
Enem 2022
Teve início neste domingo em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas modalidades impressa e digital. O segundo domingo de provas será o próximo, dia 20, com a abertura dos portões para realização das provas marcada para as 11h (horário de Manaus), e o fechamento ocorrendo às 12h.
Ao todo, 3,4 milhões de candidatos se inscreveram para prestar o exame em todo o país. No Amazonas, contabilizam-se mais de 79 mil inscritos: o número é semelhante à quantidade de inscritos do ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao todo, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. O exame é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).