
PC-AM deflagra Operação DPI Presente no interior do estado e prende 30 pessoas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), apresentou nesta sexta-feira (22/8), em coletiva de imprensa, o balanço da Operação DPI Presente. A ação teve como objetivo fortalecer a atuação da instituição em todo o interior do estado e intensificar o combate à criminalidade nos municípios, resultando em 30 prisões.
As atividades aconteceram entre segunda-feira (18/8) e quinta-feira (21/8), englobando prisões em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além de fiscalizações e ações preventivas.
Em coletiva, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou que a operação contou com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), além de todas as Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas (DEPs) do interior.
“Destaco, principalmente, a atuação do delegado Antônio Rondon, titular da 36ª DIP de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), que solucionou, em menos de 48 horas, um crime de grande repercussão na quarta-feira (20/08). Essa é uma das várias ações realizadas no âmbito do DPI Presente em todas as regiões do interior do Amazonas, possibilitando maior suporte e respostas efetivas ao sistema de segurança pública”, enfatizou Torres.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, ressaltou o trabalho organizado e sincronizado do departamento em diversos municípios, que resultou nas prisões e no cumprimento de mandados de busca e apreensão.
“Essa é a primeira de uma série de ações desse porte que serão realizadas futuramente. Entre os casos registrados, destacam-se prisões por tráfico de drogas, estupro de vulnerável, estelionato e crimes contra o patrimônio, representando uma resposta significativa à população do interior do estado”, afirmou Mavignier.
Leia mais:
Operação Escudo prende estupradores de crianças em Manaus
Caso de destaque
Conforme o delegado Antônio Rondon, da 36ª DIP, na quarta-feira (20/08), um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante pelo homicídio qualificado de um homem de 55 anos, carbonizado dentro de seu veículo no quilômetro 55 da rodovia AM-010. O crime aconteceu na terça-feira (19/08).
“O autor foi preso em sua residência, no conjunto Aliança com Deus, zona norte de Manaus. Ele confessou o crime e ainda apresentava queimaduras nas mãos por ter ateado fogo no veículo com a vítima em seu interior”, relatou Rondon.
Segundo o delegado, as investigações indicam também a participação da esposa do autor, Valdirene da Silva Evangelista, de 33 anos, que está sendo procurada.
“A motivação do crime teria sido uma dívida de aproximadamente R$ 10 mil que o casal possuía com a vítima. Quem tiver informações sobre o paradeiro dela pode repassá-las de forma anônima pelos números (92) 3667-7636, disque-denúncia da 36ª DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)”, finalizou o delegado.
Principais casos
Em Pauini (a 923 quilômetros de Manaus), policiais da 63ª DIP prenderam em flagrante, na segunda-feira (18/08), um homem com pacotes de cocaína e 22 cartuchos de munição calibre 20. Na residência dele, também foi apreendida uma espingarda. Posteriormente, outro indivíduo foi preso portando uma arma de fogo caseira, cocaína e dinheiro trocado.
Ainda na segunda-feira, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros), policiais da DIP cumpriram mandados de prisão preventiva contra um homem de 35 anos, por estupro coletivo e tentativa de homicídio contra uma mulher de 50 anos. O crime foi praticado na comunidade Tacita Ponta, zona rural. Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de celulares, uma arma de fogo e munições.
Em Autazes (a 113 quilômetros), a equipe da 39ª DIP prendeu um homem de 44 anos, condenado a 16 anos de reclusão por homicídio. Ainda no município, policiais prenderam em flagrante um indivíduo de 22 anos após ele agredir fisicamente a companheira, proferir ofensas, ameaçá-la e descumprir medida protetiva de urgência.
Em Amaturá (a 909 quilômetros), policiais da 49ª DIP, com apoio da Polícia Militar, cumpriram mandado de prisão contra um homem de 50 anos, condenado por tráfico de drogas, detido na comunidade Porto de Caldas. Na terça-feira (19/08), também em Amaturá, foi cumprido mandado de prisão contra um homem de 40 anos, condenado a nove anos e sete meses por estupro de vulnerável.
Já em Manicoré (a 332 quilômetros), a equipe da 72ª DIP prendeu um indivíduo por estelionato, suspeito de aplicar diversos golpes em moradores da cidade. Ele já possuía condenações anteriores por estelionato e furto qualificado. Posteriormente, outro homem foi preso em decorrência de mandado de prisão preventiva por roubo majorado contra um idoso de 84 anos.
Ainda no município, foi cumprido mandado de prisão definitiva contra um homem condenado por estupro de vulnerável. Durante a ação, foram apreendidos grande quantidade de cocaína, pedra de oxi, material para embalar drogas, cerca de R$ 10 mil em espécie e uma arma de fogo. Ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Em outra parte da cidade, outro indivíduo foi preso preventivamente por tráfico de drogas.
Já em Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), policiais da 38ª DIP, em conjunto com a Polícia Militar, prenderam dois homens, de 37 e 39 anos, por tráfico de drogas na comunidade São José da Enseada.
Um deles era investigado por ser um dos principais fornecedores de drogas no município e possuía extensa ficha criminal na capital. Com ele, foi apreendida grande quantidade de entorpecentes variados. Já com o segundo indivíduo, foram encontrados maconha e oxi.