Um homem, de idade não divulgada, foi preso em flagrante, na terça-feira (14/01), no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Daniel Luiz A. de Oliveira estava em posse indevidamente de um veículo Onix, de cor vermelha, registrado em uma locadora.
De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), as diligências começaram após uma denúncia sobre um veículo com restrição de apropriação indébita, trafegando na avenida Santos Drumond, no bairro Tarumã.
“A equipe policial foi ao local e identificou que o veículo conduzido pelo autor entrou no estacionamento do Aeroporto Internacional de Manaus. Ao perceber a aproximação dos policiais civis, o indivíduo fugiu com o carro, mas a equipe conseguiu alcançá-lo rapidamente”, disse o delegado.
Segundo o delegado, Daniel Luiz foi conduzido à DERFV, onde foi identificado que ele tem sete Boletins de Ocorrências (BOs) por estelionato, ao qual se passava por falso advogado e enganava várias vítimas.
“O veículo que estava com o indivíduo pertence a uma locadora. O automóvel foi recuperado e devolvido ao estabelecimento”, disse o delegado.
Daniel Luiz foi autuado por apropriação indébita tipificado no artigo 168 do Código Penal, que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O crime prevê pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Ele também responderá por crime de desobediência no artigo 330 do CP, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. A pena prevista é de 15 dias até 6 meses de detenção e multa. Ele ficará à disposição do Poder Judiciário.
Leia mais:
Homem é morto com dois tiros no bairro Alvorada, em Manaus
CHOCANTE: Delegado é morto à queima-roupa; veja vídeo
Outro caso
Quatorze armas de fogo, além de munições e entorpecentes, foram apreendidos em duas ocorrências das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no sábado (11/01) e no domingo (12/01), nas zonas Norte e Leste de Manaus. Em uma das ações, um homem, de 22 anos, foi preso.
O capitão Rafael Lima, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), disse que as denúncias anônimas foram fundamentais para o sucesso das ações, que resultaram na retirada de 14 armas de circulação e no enfraquecimento de atividades criminosas nas zonas Norte e Leste de Manaus.
“A primeira ocorrência se deu no bairro Santa Etelvina, onde chegou até nós uma informação que no beco da Benção existiam vários elementos armados. A equipe chegou ao local, os elementos perceberam a equipe chegando e se evadiram, deixando para trás seis armas no local”, destacou o capitão.
Das seis armas de fogo, três foram revólveres e três pistolas. Além disso, 28 munições, 25 porções pequenas de cocaína, duas porções de maconha, uma de oxi e uma balança de precisão foram apreendidas. Todo material foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Ainda de acordo com o capitão PM Rafael Lima, no domingo, por volta das 19h30, outra equipe policial da Rocam recebeu denúncia, via linha direta, informando que no bairro Tancredo Neves, zona leste, havia um grupo de pessoas armadas. A denúncia também apontava que o grupo estava em uma residência, localizada na rua Barcelos, usada para a venda de drogas na área.
“Quando a equipe chegou ao local, os elementos (eles) se evadiram, só que um foi capturado, e foi feita a revista na residência, e foi encontrada uma bolsa com oito armas de fogo. Foi perguntado qual era a procedência das armas, e ele falou que somente guardava para os traficantes”, relatou o capitão PM Rafael Lima.
Durante a ação, os policiais militares apreenderam oito armas de fogo, sendo cinco revólveres, duas pistolas e uma espingarda, além de 23 munições, um estojo e um carregador.
O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi conduzido ao 14° DIP.