As facções ex-Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Acácio Medina e Piratas do Solimões avançam no crime organizado em municípios do Amazonas, é o que aponta a 3ª edição do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, publicada em dezembro deste ano.
De acordo com o levantamento, foram identificados 21 municípios com presença de facções, sendo que em 13 destes havia apenas um grupo criminoso e em 8 foi observada a coexistência de duas ou mais facções.
O Comando Vermelho (CV) está presente em dez municípios de forma hegemônica, e os
Piratas dos Solimões dominam outros três municípios. O CV está presente em todos os municípios, mesmo naqueles em que há mais de uma facção. Já o Primeiro Comando da Capital (PCC) está em três deles, que são a capital Manaus, Rio Preto da Eva e São Paulo de Olivença.
O documento aponta que Manaus e Rio Preto da Eva enfrentam intensos confrontos entre CV e PCC. Os dois outros municípios com presença de duas facções estão localizados na Zona de Fronteira Setentrional, especificamente na sub-região da Cabeça do Cachorro, que corresponde aos municípios de Japurá e São Gabriel da Cachoeira.
Leia mais:
Grupo preso é apontado em pelo menos dez crimes a roubos a ônibus e rotas em Manaus
Governo do Estado intensifica Operação Natal contra acidentes e crimes em Manaus
Nesses municípios, há indícios da presença das facções estrangeiras colombianas, que atuam como aliadas do CV no abastecimento de maconha e cocaína, transportadas pelos rios Japurá, Iça e Negro, que atravessam os municípios.
Assim, as facções colombianas entregam drogas na região da fronteira a membros do CV nesses municípios, que a partir daí passam a ser responsáveis pela distribuição
dos produtos até as principais cidades, onde são divididas entre a parte que será consumida na própria região e o que será destinado para os mercados doméstico e exterior.
Assim, o Amazonas é um estado muito estratégico para a circulação e o escoamento de drogas oriundas dos países andinos, por onde passam grandes volumes. Por isso, é considerado por muitos analistas como o estado da Amazônia que abriga a principal rota do narcotráfico, através dos rios Solimões, Japurá e Iça, que se conectam através de vários afluentes, furos e igarapés.
Através da Tabela 15 (acima), é possível identificar os municípios com presença das facções no estado do Amazonas, além da identificação dos grupos e a situação no município.