Os bastidores das Eleições 2024 começaram a esquentar — finalmente — e a pré-candidatura de Alberto Neto começa a sofrer as primeiras cobranças por crescimento, sobretudo do grupo que acredita que Alberto Neto deve abandonar sua pré-candidatura em favor de Roberto Cidade; explico.
Segundo os últimos levantamentos dos institutos de pesquisa, Alberto Neto não teve o crescimento esperado após o vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro chancela a sua pré-candidatura pelo PL-AM. Por outro lado, este mesmo grupo, avalia que Roberto Cidade está em uma tendência de crescimento, e se saiu muito bem nas articulações durante a janela partidária. Prova disso é que em dois levantamentos da semana passada, Roberto Cidade e Alberto Neto estão empatados na margem de erro.
A partir desse cenário, cria-se uma grande expectativa a respeito da vinda do ex-presidente a Manaus nos dias 3 e 4 de maio, ao ponto dessa visita ser considerada o “fiel da balança” nos bastidores do mundo político, isso porque, essa visita tem o potencial de fazer Alberto Neto dar um bom salto nas pesquisas, isso se o PL-AM conseguir usar o evento para esta finalidade.
Por outro lado, entende-se que se Alberto Neto perder essa oportunidade, não existe outro grande acontecimento político que ele possa se apoiar para crescer nas pesquisas, condição que estancaria seu crescimento e o obrigaria a declinar de sua pré-candidatura.