32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Amom Mandel tenta tirar de projeto trecho que pune movimentos como o MST

Publicado em:

- Anúncio -

Após a Câmara dos Deputados aprovar na última terça-feira (22/05), por 336 votos a 120, o substitutivo (novo texto de autoria do relator) do PL 709/2023 — que pune quem promover ou realizar ocupações de terras rurais e prédios públicos no Brasil — os deputados votaram no dia seguinte, quarta-feira (22/05), os últimos destaques do texto aprovado.

Os destaques são instrumentos que possibilitam a votação em separado de apenas parte de uma proposta. Normalmente usam-se os destaques para retirar do projeto aprovado uma parte que determinado grupo de deputados não tem interesse.

Ao analisar os votos da bancada do Amazonas na Câmara, me chamou atenção a maneira como votou o deputado Amom Mandel (Cidadania), que votou a favor do substitutivo do relator, ou seja, a favor do projeto, mas quando apreciou o destaque 12 da Federação PT/PCdoB/PV, votou para retirar o § 15 do texto, que afirma:

“Os impedimentos descritos neste artigo também são aplicados àquele que invade propriedades rurais, públicas ou privadas, bem como prédios públicos, com o objetivo de forçar o Estado, ou quaisquer de seus agentes, a fazer ou a deixar de fazer algo ou a executar políticas públicas, inclusive as que se relacionam à reforma agrária ou à demarcação de terras indígenas.”

O nome desse parágrafo deveria ser “parágrafo do MST”, afinal, ele descreve fielmente o modus operandi do movimento, que é invadir/ocupar propriedades privadas ou públicas, para forçar o Estado a promover a chamada reforma agrária. É meio óbvio que esse trecho do projeto tenha sido pensado para o movimento e similares.

Amom Mandel, mais uma vez, se uniu a base de sustentação do governo Lula como em outras oportunidades, e com isso, se afasta cada vez mais dos eleitores mais à direita, que são críticos a movimentos como o MST.

Confira a íntegra do substitutivo do PL 709/2023:

[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/05/pl-709-1.pdf” attachment_id=”439402″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Bryan Dolzane
Bryan Dolzane
Acadêmico de Ciência Política, comunicador e colunista do portal Rede Onda Digital. Análises dos fatos políticos de maneira crítica e sem paixões ideológicas, seguindo o que disse William Hearst: “jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -