Amazonas fecha 2025 com o segundo menor índice de desemprego da história

Foto: Divulgação
O mercado de trabalho no Amazonas encerrou o quarto trimestre de 2025 com uma taxa de desocupação de 7,3%, apresentando uma trajetória de queda em relação aos 8,3% registrados no ano anterior. O nível de ocupação atingiu 56,8%, enquanto a taxa de participação na força de trabalho ficou em 61,3%, refletindo um cenário de estabilidade estatística na comparação anual.
Os números são da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a segunda menor taxa de desocupação da série histórica iniciada em 2012.
Entre as principais atividades econômicas, o setor de Administração pública, educação e saúde manteve-se como o maior empregador, com 404 mil pessoas, enquanto o Comércio destacou-se pelo maior crescimento anual, somando 33 mil novos trabalhadores. Por outro lado, o setor de Agricultura enfrentou a maior retração no período, com a perda de 45 mil postos de trabalho em doze meses.
Saiba mais:
Comandante de lancha que naufragou no Encontro das Águas está foragido
Tamanho da força de trabalho no AM
O grupo de amazonenses inseridos na força de trabalho totalizou 1,964 milhão de pessoas no encerramento de 2025. Dentro deste contingente, a grande maioria é composta por pessoas consideradas ocupadas, que somaram 1,820 milhão de indivíduos.
Por outro lado, o sub-item das pessoas desocupadas registrou 144 mil pessoas. Comparado ao trimestre imediatamente anterior, a força de trabalho apresentou uma retração de 3,1% (menos 62 mil pessoas), impulsionada tanto pela queda de 52 mil no número de ocupados quanto pela redução de 10 mil no número de desocupados.





