As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Trump reage à Suprema Corte e impõe tarifa global

Segundo Trump, a nova cobrança será aplicada com base na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974
20/02/26 às 20:21h
Trump reage à Suprema Corte e impõe tarifa global

(Foto: reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (20/2) a criação de uma tarifa global de 10% sobre importações, após a Suprema Corte dos Estados Unidos considerar ilegal o modelo anterior de tarifaço adotado pelo governo.

Segundo Trump, a nova cobrança será aplicada com base na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974, que permite ao presidente impor tarifas de até 15% por um período máximo de 150 dias para enfrentar desequilíbrios comerciais. Após esse prazo, a medida precisa de aprovação do Congresso para continuar em vigor.

O presidente afirmou que a decisão da Suprema Corte apenas barrou o uso da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para esse fim, mas não retirou sua autoridade para aplicar tarifas por outros instrumentos legais. Ele declarou que a nova estratégia pode ampliar sua capacidade de regular o comércio exterior.


Leia mais

Lula critica ação dos EUA e diz que Maduro deve ser julgado na Venezuela

Interdição por obra da Cigás na Autaz Mirim altera rota de linhas de ônibus


Trump também informou que permanecem válidas as tarifas aplicadas com base nas Seções 232 e 301. A Seção 232 autoriza medidas por razões de segurança nacional, enquanto a Seção 301 permite investigar e punir práticas comerciais consideradas desleais. Durante seu primeiro mandato, ele utilizou esse dispositivo para elevar tarifas sobre produtos da China e itens da União Europeia.

A possível prorrogação da nova taxa dependerá do Congresso e ocorre em meio à proximidade das eleições de meio de mandato e a debates sobre o impacto das tarifas no custo de produtos para consumidores e empresas.

*Com informações do G1.

Trump reage à Suprema Corte e impõe tarifa global - Rede Onda Digital