O Procon-SP multou em mais de R$ 600 mil reais a empresa Time For Fun (T4F), prestadora de serviços de organização e comercialização de eventos, por falhas sucessivas na venda de ingressos para o “The Eras Tour” da cantora Taylor Swift e nas edições do festival Lollapalloza em 2020 e em 2023. De acordo com o órgão, os problemas configuraram infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Dentre as irregularidades identificadas, destacam-se “serviços inadequados”, evidenciando desrespeito às normas estabelecidas para a fila virtual. Os problemas envolvem situações em que os consumidores continuaram na espera, mesmo quando os ingressos já estavam esgotados.
O órgão afirma que houve “vantagem manifestamente excessiva” pelo descumprimento de “diversas situações” relacionadas à meia-entrada e não devolução da taxa de conveniência em caso de cancelamento do show.
“O direito à informação também não foi respeitado no site da empresa, que também apresenta diversas ‘cláusulas abusivas’ nas páginas ‘Perguntas Frequentes’ e ‘Termos e Condições’, afirma o Procon em comunicado.
Outras inconsistências incluem orientações para a retirada do pacote VIP, descrição do que é permitido levar para os shows, a cobrança de taxa de conveniência em vendas presenciais e informações sobre os procedimentos para cancelamento e reembolso do valor do ingresso. É fundamental destacar que a restituição do custo do ingresso é um direito assegurado ao consumidor.