32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Moraes nega novo pedido de progressão de pena para ex-deputado Daniel Silveira

Publicado em:

- Anúncio -

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um novo pedido apresentado pela defesa do ex-deputado Daniel Silveira (sem partido-RJ), que está preso desde 2023, para que ele progredisse para o regime semiaberto. Um pedido anterior de progressão já havia sido negado em abril deste ano.

Em 2022, Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito. Na época deputado e um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, Silveira gravou vídeos nos quais ofendia e ameaçava ministros do STF.

Daniel Silveira foi preso no início de fevereiro de 2023, um dia após o encerramento de seu mandato na Câmara. Bolsonaro chegou a emitir um perdão presidencial para Silveira, mas a medida foi anulada pelo STF ainda no ano passado.


Leia mais:

Moraes retira sigilo de áudio de conversa de Bolsonaro sobre inquérito da “rachadinha”

Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal em inquéritos das joias e das vacinas


Em sua decisão, na quarta (24/7), Moraes – que é relator do caso na corte –  afirma que Silveira não pagou uma multa de 175 salários mínimos fixada pelo STF na condenação, cerca de R$ 247 mil, definida durante a condenação. O pagamento desse valor seria um dos requisitos para a progressão de pena.

“Assim, inviável o deferimento da progressão de regime prisional pretendida pela defesa sem que haja o efetivo pagamento da pena pecuniária fixada, até porque o executado, como já dito, não cumpriu o requisito objetivo, tampouco adimpliu com a pena de multa ou comprovou situação clara de hipossuficiência”, decidiu o ministro.

Os advogados do ex-deputado alegam que ele não tem condições de pagar a multa porque seus bens – avaliados em R$ 624,3 mil – estão congelados neste momento. A defesa do ex-deputado pediu que o valor da multa seja abatido desse montante, o que também foi negado por Moraes.

A defesa do ex-parlamentar também afirma que já foi ultrapassado o tempo mínimo de 25% de cumprimento da pena para que ele tenha direito à progressão para o semiaberto.

*Com informações da Agência Brasil e InfoMoney.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -