Em nota divulgada hoje pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), a associação informou que o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, estão desaparecidos na Amazônia há mais de 24 horas.
Na nota, a associação também informou que os dois vinham recebendo ameaças. Eles desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.
Leia mais:
Durante encontro com Elon Musk, Bolsonaro critica teses sobre desmatamento da Amazônia
Casal de agricultores de Uarini está desaparecido há uma semana no rio Solimões
O texto da Univaja diz:
“Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas”.
O indigenista Bruno é conhecedor da região e eles viajavam com uma embarcação nova, de 40 cavalos, e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem. Já Phillips está escrevendo um livro sobre o meio ambiente e a Amazônia. Ele mora em Salvador e há 15 anos escreve sobre o Brasil para veículos como Washington Post, New York Times e Financial Times.