O Rio Grande do Sul continua sofrendo por conta de forte chuvas enchentes dos últimos dias no estado. De acordo com a Defesa Civil o número de mortes agora chega 90, e mais de 1,3 milhões de pessoas estão afetadas pela tragédia, de 497 municípios do Estado gaúcho, 388 foram afetados pelas chuvas da região.
Cerca de 132 pessoas estão desaparecidas e mais de 361 pessoas estão feridas , ainda há investigação de quatro óbitos. Há 48.147 desabrigados instalados em alojamento cedidos pelo poder público e mais de 155.741 desalojados.
📌ATUALIZAÇÃO: O Rio Grande do Sul continua sofrendo por conta de forte chuvas enchentes dos últimos dias no estado. De acordo com a Defesa Civil o número de mortes agora chega 90, e mais de 1,3 milhões de pessoas estão afetadas pela tragédia, de 497 municípios do Estado gaúcho,… pic.twitter.com/S4OTxhOzYr
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 7, 2024
Atualização: 12h
O governo do Rio Grande do Sul criou uma força-tarefa para checar informações e contestar fake news para conter a circulação de informações falsas sobre as enchentes nas redes sociais.
As informações são identificadas, monitoradas e apuradas por uma equipe de comunicação. Após a checagem, os conteúdos são divulgados em grupos com a imprensa e nos perfis oficiais do governo nas redes sociais. Também foi estabelecido um canal direto com a Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados.
Leia a cobertura da Onda Digital sobre a calamidade no RS:
IMAGENS DA CALAMIDADE: Inundado, Aeroporto de Porto Alegre suspende operações até o fim de maio
Após visita de Lula ao RS, Governo Federal decreta estado de calamidade pública em 336 municípios
Chuvas no RS: 20 mil pessoas são resgatadas de enchentes
VÍDEO: Governador do RS divulga Pix para receber doações para estado assolado por chuvas
13h
A estação de tratamento de água Menino Deus foi a quinta a ser fechada na cidade de Porto Alegre (RS). Com isso, 85% da capital gaúcha está sem água. Outras quatro estações já tinham sido fechadas.
O fechamento se deve a dois fatores: a dificuldade de operação por conta das inundações na cidade e o desligamento da rede elétrica por risco de curto circuito. Em todo o estado, segundo dados da Corsan, 649 mil pessoas estão sem água.
15h
Sites e serviços online oferecidos pelo governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar ou funcionando precariamente, sem atualizações, após a sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) ter sido inundada, em Porto Alegre.
O portal de serviços do estado e os sites de secretarias, como as de Fazenda; de Logística e Transportes; e de Saúde, estão fora do ar.
“Informamos a todos que, apesar de todos os esforços empreendidos ao longo dos últimos dias, e de todas as diversas ações tomadas no sentido de preservar o Data Center da Procergs e do Estado, nas últimas horas a enchente em Porto Alegre tomou proporções inéditas e a água entrou no prédio da companhia em um volume que a empresa não consegue contornar”, diz a nota.
Segundo o Procergs, o desligamento foi a alternativa encontrada para preservar a infraestrutura instalada e retomar as atividades no “menor intervalo de tempo possível”. A retirada da maioria dos serviços é temporária e ainda não há previsão de retomada dos serviços, informou.
Veja mais:
Lula diz que “não haverá impedimento da burocracia” para recuperar o Rio Grande do Sul
Correios vão receber doações para vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul
VÍDEO: Papa Francisco ora por vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
VÍDEO: Lula e ministros viajam até o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2/5) após fortes chuvas
Governo decide adiar “Enem dos Concursos” por causa das chuvas no Rio Grande do Sul
Confira o antes e o depois dos lugares atingidos pelas fortes chuvas no RS
Estragos das chuvas: Saiba quais as medidas que o Governo Federal tem intesificado no auxílio ao RS
VÍDEO: Porto Alegre está em alerta total de inundação; Mortes no RS chegam a 31 devido às chuvas
Famosos se mobilizam para ajudar famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Barragem se rompe no RS: 24 pessoas já morreram por fortes chuvas no estado
VÍDEOS: Chuvas no RS deixam 8 mortos, 21 desaparecidos e vários municípios debaixo d’água