Em sua live na noite de quinta, dia 3, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou expressão depreciativa para se referir aos nordestinos, e também confundiu Pernambuco com Ceará.
Veja mais:
Em discurso no Congresso, Bolsonaro cita projetos prioritários para o governo em 2022
Gastos do cartão corporativo de Bolsonaro ultrapassam os de Dilma e Temer
Durante a transmissão, Bolsonaro comentou a revogação de decretos de luto oficial promovida recentemente, e disse: “Dadas as nossas revogações, feitas há pouco tempo, falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero, lá de Pernambuco”. Na verdade, Padre Cícero nasceu no estado do Ceará. Na dúvida sobre seu comentário, Bolsonaro perguntou a seus assessores na sala de transmissão: “É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?”.
O termo pau de arara designa os caminhões que transportavam nordestinos pobres na travessia para outras regiões do país e é usado de forma preconceituosa para se referir aos nascidos na região Nordeste.
Desde 2020, o governo Bolsonaro tem cancelado decretos de luto oficial editados pelos governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Na live, o presidente afirmou que determinou a reedição de 122 decretos de luto – o de padre Cícero não se encontra entre eles. Em seu mandato, Bolsonaro decretou luto oficial apenas duas vezes: nos falecimentos do vice presidente Marco Maciel e, mais recentemente, do escritor Olavo de Carvalho.
Via Folha de S. Paulo.