O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em publicação no X nesta terça-feira (4/3) que está pronto para assinar o acordo sobre minerais e segurança com os Estados Unidos “a qualquer momento e em qualquer formato conveniente”.
Na semana passada, em reunião tensa na Casa Branca ao lado do presidente Donald Trump e do vice J.D. Vance, o acordo previsto não foi assinado. Desde então, Trump anunciou a suspensão de ajuda militar à Ucrânia.

Veja no post abaixo:
I would like to reiterate Ukraine’s commitment to peace.
None of us wants an endless war. Ukraine is ready to come to the negotiating table as soon as possible to bring lasting peace closer. Nobody wants peace more than Ukrainians. My team and I stand ready to work under…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 4, 2025
O líder ucraniano lamentou também a forma como terminou a reunião com Trump na Casa Branca. Ele disse:
“Não ocorreu como deveria ser. É hora de consertar as coisas. Realmente valorizamos o quanto os EUA fizeram para ajudar a Ucrânia a manter a soberania e independência”.
Leia mais:
Trump quer enviar força de paz para Ucrânia; França e Inglaterra podem fazer o mesmo
VÍDEO: Veja reação de embaixadora da Ucrânia durante discussão entre Trump e Zelensky
Zelensky reiterou o compromisso de Kiev com a paz. “Nenhum de nós quer uma guerra sem fim”, se referindo ao conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022, destacando que está pronto para se sentar à mesa de negociações e trabalhar com a administração dele “sob a liderança de Donald Trump para alcançar uma paz duradoura”.
Acordo de mineração entre Zelensky e Trump
O presidente ucraniano também disse que vai assinar acordo para EUA explorarem minerais na Ucrânia. Essa era a intenção inicial do encontro na última sexta-feira (28) com Trump, que quer extrair terras raras no país europeu para recuperar os US$ 500 bilhões (R$ 2,9 trilhões) que foram investidos na Ucrânia durante a guerra com a Rússia.
Com informações de CNN Brasil e UOL.