O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma coletiva de imprensa neste domingo (23/2) que está disposto a renunciar ao seu cargo em troca de paz no país.
Ele disse em coletiva em Kiev, capital do país:
“Se isso trouxer paz para a Ucrânia, se vocês precisarem que eu deixe esta cadeira, estou pronto para fazer isso e também posso trocá-la [a presidência] pela filiação da Ucrânia à Otan”.
O anúncio ocorre um dia antes do terceiro aniversário da guerra, que começou em 24 de fevereiro de 2022. Mais cedo, Zelensky havia afirmado que ocorreu um ataque massivo de drones vindo da Rússia.
O presidente ucraniano também disse que seu país está avançando em um acordo de recursos com os Estados Unidos. O presidente contou que as autoridades ucranianas e norte-americanas estão discutindo um acordo sobre minerais essenciais da Ucrânia, segundo a imprensa internacional.
Leia mais:
Rússia e EUA estabelecem 4 pontos para paz na Ucrânia; entrada na OTAN é inaceitável
Trump diz que pode se encontrar com Putin em breve para discutir fim da guerra na Ucrânia
A fala dele também acontece após troca de farpas entre ele e o mandatário americano Donald Trump.
Zelensky busca a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar formada por potências globais com o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade dos países membros. Porém, a Rússia se opõe.
Com informações de Metrópoles.