Jacob Chansley, o “Xamã do Qanon”, anunciou sua candidatura ao Congresso dos Estados Unidos, pelo estado do Arizona. O ativista de extrema-direita ficou conhecido por suas peculiares vestimentas durante a invasão ao Capitólio em 2021.
Em entrevista, Jacob defendeu a candidatura e relembrou o episódio no Capitólio. Para ele, a vestimenta do dia, feita de pele e chifres de búfalo, representam uma marca política.
“Não estou tentando pintar uma imagem como fazem esses políticos fantoches. Não sou falso de forma alguma. Estou com o peito aberto. Esse é quem eu sou. Isso é o que eu represento. E adivinha? Assim que as pessoas me ouvirem falar, elas poderão e votarão em mim”, afirmou.
Leia mais:
VÍDEO: Segurança “gigante” de Schwarzenegger viraliza na web
Morre bebê britânica após decisão judicial de desligar os aparelhos
Invasão
O então candidato ficou conhecido durante a entrada de manifestantes de extrema-direita e apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Capitólio. Chansley chegou ao prédio público armado com uma lança e vestido em pele de búfalo.
Ao todo, 1.100 pessoas foram acusadas pela invasão, segundo o Departamento de Justiça do país. O “Xamã” foi preso cinco dias após o episódio e cumpria pena desde setembro de 2021.