Trinta brasileiros, uma jordaniana e um palestino que estavam na Cisjordânia – território pequeno palestino na margem do conflito entre Israel e Hamas – desembarcaram em Brasília por volta das 8h35 desta quinta-feira (2), pela Operação Voltando em Paz, do governo do Brasil.
A aeronave VC2 (Embraer 190) da Presidência da República saiu de Aman, na Jordânia, com escalas em Roma, na Itália, Las Palmas, na Espanha, e Recife, no estado de Pernambuco, no Nordeste brasileiro.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), apenas um passageiro seguirá para a capital federal e outros dois seguirão por terra para Goiânia. Outros 23 embarcarão para outras cidades em voos cedidos pela companhia Azul Linhas Aéreas.
Leia também:
Morre o segundo homem que recebeu transplante de coração de porco, nos EUA
Ataque de Israel mata sete reféns ao norte de Gaza, diz Hamas
Dos 32 passageiros, uma jordaniana e um palestino são casados com brasileiros. Entre os viajantes estão seis idosos, 11 crianças e dois cadeirantes.
Ainda segundo a FAB, já saíram do Brasil dez aviões pela operação, sendo o nono desta quinta-feira que retorna e o mesmo que havia viajado no dia 12 de outubro para o Egito, onde aguardava brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Outro avião, modelo VC2, segue no Egito esperando para repatriar brasileiros em Gaza, que dependem de liberação para passar pelo portão de Rafah, cidade palestina situada no sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Sinai. A aeronave é a mesma que chegou na segunda-feira (30) com quase duas toneladas de alimentos doados pelo Governo Federal.
Desde 10 de outubro, nove voos da FAB trouxeram 1.445 pessoas de Israel e Cisjordânia.