O Vision Pro, óculos de realidade virtual da Apple, começou a ser vendido nos Estados Unidos na sexta-feira (02/02). Até o momento, não há previsão para ser vendido no Brasil. Nos EUA, ele custa a partir de US$ 3.499 (mais de R$ 17 mil).
Em sua chegada no setor de realidade virtual, a Apple evitou o termo “metaverso“, que ficou famoso nos últimos anos devido a Mark Zuckerberg. A empresa que controla redes sociais do bilionário até passou a se chamar Meta para mostrar seu novo foco em realidades imersivas.
A Apple, disse que o Vision Pro é um “computador espacial revolucionário“. A empresa defende que ele vai transformar como as pessoas “trabalham, colaboram, se conectam, revivem memórias e desfrutam de entretenimento”.
À primeira vista, os óculos da Apple são bem parecidos com o Quest Pro, lançados pela Meta em 2022. Os dois têm baterias que duram cerca de 2 horas, de acordo com as fabricantes, e oferecem modos de realidade mista, em que o sistema interage com o ambiente ao redor do usuário.
Mas, enquanto no Quest Pro, da Meta, a transparência fica restrita à região das duas lentes, no Vision Pro, ela pode ficar em toda a tela. Isso é feito com o recurso EyeSight (“visão”, em tradução direta), em que outras pessoas podem ver seus olhos.
Outra diferença entre os modelos é a navegação: no Quest Pro, tudo acontece com controles vendidos junto com o aparelho, e no Vision Pro, o uso depende apenas dos movimentos das mãos e dos olhos ou de comandos de voz.
Leia mais
VÍDEO: Torcedor é esfaqueado e morre em jogo na Argentina
O que se sabe sobre o diagnóstico de câncer do Rei Charles III
Veja algumas especificações:
- Pesa cerca de 600 gramas;
- Tem três opções de armazenamento (256 GB, 512 GB e 1 TB);
- Conta com 6 microfones e 12 câmeras;
- Usa o sistema operacional visionOS, que suporta centenas de aplicativos;
- O dispositivo é equipado com dois chips principais;