Neste sábado, 20/1, a presidente do Peru, Dina Boluarte, foi agredida por duas mulheres durante um evento oficial na cidade andina de Ayacucho. Recentemente, 10 pessoas morreram na cidade em protestos contra o governo dela.
Boluarte participava da colocação da primeira pedra do asfaltamento de uma estrada no distrito de Chiara, na região de Ayacucho, a cerca de 570 km de Lima. Foi quando Ruth Bárcena se aproximou silenciosamente com outra mulher que puxou os cabelos da presidente, segundo imagens da televisão.
Veja abaixo (a partir de 0:57):
Agreden a Dina Boluarte durante actividad en Ayacucho. pic.twitter.com/AA6jj1deob
— Carlos Viguria (@cviguria) January 20, 2024
Policiais e seguranças agiram em seguida e uma das mulheres foi detida.
Bárcena acusou Boluarte de ser responsável pela morte de seu marido, Leonardo Ancco, um dos mortos nos protestos em Ayacucho em 15 de dezembro de 2022. Ao ser presa, ela questionou: “Mataram meu esposo, vou ficar calma?”.
Boluarte assumiu o poder no começo de dezembro de 2022, após a destituição do presidente anterior, Pedro Castillo. Ela se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do país e deve cumprir o atual mandato até 2026, segundo a Constituição.
Segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, cerca de 20 pessoas teriam supostamente morrido em todo o país pelas mãos de forças do Estado em protestos contra o governo nos últimos meses.
*Com informações de UOL.