Um abastecimento de gás, na quinta-feira (1º/2) causou um enorme explosão em Nairóbi, a capital do Quênia, causando a morte de três pessoas e deixou 280 feridas, de acordo com as autoridades desse país da África Oriental.
“Um caminhão de placa desconhecida carregado com gás explodiu, provocando uma enorme bola de fogo que se espalhou amplamente”, confirmou porta-voz do governo, Isaac Maigua Mwaura.
Os bombeiros levaram mais de nove horas para controlar o incêndio, que eclodiu por volta das 23h30, horário local (15h30 no horário de Brasília), no bairro de Embakasi, a sudeste de Nairóbi.
O resultado da explosão, de acordo com a agência de notícias AFP, na área conhecida como Mradi (988 mil habitantes, segundo o censo de 2019), estavam repletas de chapas metálicas enegrecidas e fumegantes, restos de telhados de casas devastadas pelas chamas e veículos queimados, nesta sexta-feira (2/2).
O porta voz também informou que o incêndio “danificou vários veículos e propriedades comerciais” antes de destruir dois prédios residenciais com “um bom número de moradores no interior porque era noite”.
O vice-presidente queniano, Rigathi Gachagua, afirmou nesta sexta-feira (2/2) que “os responsáveis por este acontecimento inaceitável serão responsabilizados pelas suas ações”, depois de visitar o local da explosão e as vítimas.
As autoridades estão trabalhando diligentemente para descobrir a causa, pois os residentes são solicitados a cooperar para facilitar a investigação, disse o governo pelo X.
*com informações GHZ