Neste sábado (19/10), Israel divulgou novas imagens que mostram o líder do Hamas, Yahya Sinwar, antes do prédio em que ele estava ser destruído por um tanque. Veja no vídeo abaixo:
A localização do vídeo foi verificada pela agência Reuters pelas características do edifício. Sinwar foi localizado, antes, por um drone israelense. Veja o vídeo de quando foi localizado:
De acordo com o porta-voz militar israelense Daniel Hagari, a campanha de Israel em Gaza não terminará com a morte de Sinwar. Ele disse ainda que as operações continuam até “trazer todos os reféns para casa, por qualquer meio possível”.
Líderes ocidentais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disseram que a morte de Sinwar pode ser uma oportunidade para um acordo de cessar-fogo em Gaza e negociações para libertação de reféns.
Yahya Sinwar nasceu em 1962 em um campo de refugiados em Khan Younis, no sul de Gaza. Ele foi responsável pela construção do braço militar do grupo antes de formar novos laços importantes com as potências árabes regionais como líder civil e político.
Sinwar foi eleito para o principal órgão de decisão do Hamas, o Politburo, em 2017, como líder político do Hamas em Gaza.
Saiba mais:
Drone é lançado em direção à casa de férias do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
“Açougueiro de Gaza”: Em ataque, Israel mata líder número 1 do Hamas
Israel realiza ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
*com informações da CNN e Reuters