Daniel Halemba, deputado estadual bávaro do partido de ultradireita, foi preso nesta segunda-feira (30), pela polícia alemã horas antes de tomar posse no parlamento alemão. A prisão do político é fruto do desdobramento de uma investigação por incitação ao ódio e uso de exibição de símbolos de organizações anti-constitucionais.
Halemba, de 22 anos, admitiu ser membro da fraternidade Burschenschaft Teutonia Prag zu Würzburg, cuja sede foi alvo de busca e apreensão pela polícia no mês de setembro. A lei alemã veda a exibição de símbolos de organizações banidas, como o Partido Nazista.
Leia mais:
Irã diz que ataques nas bases dos EUA é consequência do apoio a Israel
Países estão negociando incluir direito de defesa de Israel na próxima resolução
Halemba se tornou o membro mais jovem do legislativo ao recentemente ser eleito para o seu primeiro mandato no estado da Baviera. A previsão é que a nova legislatura fosse empossada na tarde desta segunda-feira, portanto Halemba não contava com imunidade parlamentar quando a ordem de prisão foi emitida.
Durante uma sessão plenária, um orador leu o nome dos novos deputados por ordem alfabética. Ao ler o nome do deputado eleito preso, o orador provocou risadas entre boa parte dos deputados presentes. A bancado do deputado permaneceu em silêncio.
Veja o vídeo:
Franz Schmid (AfD) liest als jüngster Abgeordneter alfabetisch alle Abgeordneten auf, als er zu „H“ kommt für „Daniel Halemba“ passiert das: pic.twitter.com/QhuqNlzWQi
— Johannes Reichart (@JuanReichart) October 30, 2023