O Vaticano divulgou, nesta sexta-feira (16/5), o carro que será utilizado pelo Papa Leão XIV. Batizado de papamóvel, o veículo é um modelo de última geração para seus deslocamentos oficiais.
Trata-se de uma versão elétrica do clássico jipe da Mercedes-Benz, o Classe G 580 com tecnologia EQ, adaptado especialmente para atender às exigências do Vaticano. O modelo, silencioso e sustentável, marca uma nova fase dos veículos a serviço da Santa Sé.
A encomenda do novo papamóvel foi feita ainda no final de 2024, sob o pontificado do papa Francisco, e a entrega ocorreu em dezembro do mesmo ano. Desde então, o carro foi utilizado por poucos meses, permanecendo praticamente novo e com baixa quilometragem.
Fabricado na Alemanha, o veículo passou por modificações tanto no país de origem quanto na Itália para preservar o estilo tradicional dos papamóveis, sem abrir mão da tecnologia. Segundo a Mercedes-Benz, o principal desafio foi justamente manter esse equilíbrio entre inovação e simbolismo histórico.
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Entre as adaptações feitas para o uso pontifício estão:
- assento central com ajuste de altura, que garante visibilidade ao pontífice;
- cobertura retrátil para dias de chuva;
- porta traseira sob medida, projetada para facilitar o acesso — uma exigência feita ainda durante o uso do Papa Francisco, que utilizava cadeira de rodas.
Detalhes do papamóvel
O acabamento do veículo também foi pensado para combinar com a sobriedade esperada do Vaticano e recebeu uma pintura perolizada discreta e traz a tradicional placa “SCV 1”, que identifica os carros destinados ao chefe de Estado do Vaticano.
Além da simbologia, o novo papamóvel representa um avanço importante na política ambiental do Vaticano. Com quatro motores elétricos, um em cada roda, o jipe entrega 587 cavalos de potência e 118 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos — desempenho que dificilmente será necessário no uso cotidiano, mas evidencia a robustez do modelo.
Outro destaque é a autonomia de até 473 km por carga, sem emissão de poluentes. O modelo ainda dispõe de tecnologia off-road, incluindo um sistema que simula uma marcha reduzida para enfrentar terrenos difíceis.
A iniciativa faz parte do plano da Santa Sé de eletrificar 100% de sua frota até 2030. O Vaticano já conta com veículos elétricos como o Volkswagen ID.3 em uso interno.