Relatos estranhos estão sendo feitos por usuários do Instagram e Facebook, ambos pertencentes à Meta, de Mark Zuckerberg. Aparentemente, vários perfis passaram a seguir automaticamente tanto o presidente Donald Trump quanto o vice-presidente, J.D. Vance. Muitos alegam que estão deixando de seguir, mas o follow retorna sozinho. A situação passou a ser relatada após a posse do republicano, na última segunda-feira (20/1).
A cantora Demi Lovato fez uma postagem dizendo que, por duas vezes, deixou de seguir Trump e Vance. “Deixei de seguir esse cara duas vezes hoje. Que negócio, Meta”, publicou a artista em um story no seu Instagram.
Leia mais
AGU faz audiência nesta quarta com plataformas digitais após novas diretrizes da Meta
Meta responde AGU sobre fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram
O que diz a Meta sobre o caso
Andy Stone, porta-voz da Meta, se pronunciou sobre o caso em seu perfil no Threads. Segundo ele, os perfis em questão não seriam pessoais de Trump e Vance, mas sim contas oficiais gerenciadas pela Casa Branca. Quando há a transição entre presidentes, o conteúdo é alterado. Dessa forma, quem seguia Joe Biden e Kamala Harris em seus perfis institucionais provavelmente se deparou com o novo conteúdo dessas páginas.
“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-Dama. Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca, então, com uma nova administração, o conteúdo dessas páginas muda”, declarou Stone, que acrescentou:
“Esse é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode levar algum tempo para que as solicitações de seguir e deixar de seguir sejam processadas, pois essas contas mudam de mãos.”
A explicação, no entanto, não esclarece casos como o de Demi Lovato, por exemplo, que afirmou que o follow foi refeito automaticamente.
Os perfis gerenciados pela Casa Branca são identificados como @Potus, para o presidente, e @VP, para o vice-presidente. A transição de conteúdo das contas foi realizada durante a cerimônia de posse. Além disso, houve usuários que confirmaram que não seguiam @Potus ou @VP anteriormente e que, portanto, não faria sentido estarem seguindo agora.