O presidente Donald Trump segue avançando na chamada “guerra econômica” para novas medidas tarifárias. Nesta quinta-feira (13/02), o republicano confirmou a imposição de tarifas recíprocas contra todos os países que cobrarem impostos sobre os Estados Unidos.
“Não cobraremos deles nem mais, nem menos”, disse Trump no momento da assinatura da ordem. “Em outras palavras, eles nos cobram um imposto ou tarifa, e nós cobramos deles exatamente o mesmo imposto ou tarifa. Muito simples”. Declarou o presidente.
Leia mais
Donald Trump afirma que EUA passará a reconhecer apenas os gêneros masculino e feminino
Donald Trump retira EUA do acordo de Paris pela segunda vez
Desde que assumiu a presidência em janeiro, Trump vem tomando uma série de medidas econômicas que vem afetando aliados comerciais dos EUA. O México e o Canadá, por exemplo, foram taxados em 25%. Após a decisão, os países entraram em acordo e a decisão segue suspensa pelo prazo de um mês.
A medida das tarifas reciprocas foram anunciadas por Trump no dia 10 de janeiro, mas somente agora foi oficializado, embora a medida não entre em vigor imediatamente. O presidente afirma que não se importa com qualquer tipo de retaliação que o Estados Unidos venha a sofrer.