
Trump e Putin chegam ao Alaska para reunião sobre cessar-fogo na Ucrânia
Líderes americano e russo se encontraram em base no Alaska para discutir possível cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia

Os presidentes dos EUA e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, chegaram ao Alasca para a reunião nesta sexta-feira (15/8), para discutir o cessar-fogo no conflito com a Ucrânia.
O local do encontro é a Base Conjunta Elmendorf-Richardson, que serviu de central de espionagem para os EUA contra Moscou durante a Guerra Fria.
Os dois líderes se encontraram brevemente na pista de pouso e apertaram as mãos. Eles não responderam a perguntas dos jornalistas.
Leia mais:
Trump promete “consequências severas” à Rússia caso Putin não aceite cessar-fogo com a Ucrânia
Relatório do governo Trump sobre situação dos direitos humanos no Brasil critica Lula e Moraes
Estava previsto inicialmente que a reunião teria presença apenas de Trump e Putin, mas a Casa Branca anunciou que outras autoridades também participarão. Não está claro o que motivou a mudança de planos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não estará presente no encontro. Tanto autoridades russas quanto americanas já aventaram a possibilidade de participação de Zelensky numa futura próxima reunião.
O principal ponto de discussão do encontro será a guerra na Ucrânia, mas autoridades afirmam que pode ser debatido um acordo de armas nucleares e também cooperação econômica. Antes da chegada do seu contraparte russo, Trump disse que não ficará feliz se Putin não concordar com um cessar-fogo nesta sexta.
Esta foi a primeira vez em que Putin pisou em território americano desde 2015.
*Com informações de G1 e CNN Brasil.