Trump afirma ser a favor da Otan derrubar aeronaves russas que invadam seus espaços aéreos

(Foto: reprodução/CNN – YouTube)
Durante uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23/9) que os países da Otan devem reagir de forma imediata e derrubar aeronaves russas caso elas invadam seus espaços aéreos. A declaração ocorreu durante a Assembleia Geral da ONU, que é realizada em Nova Iork.
“Sim, acredito”, disse Trump ao ser questionado sobre o tema. O republicano foi ainda questionado se os EUA participariam diretamente dessas ações. A resposta, segundo ele, dependeria do contexto: “Depende das circunstâncias. Mas, sabe, somos muito a favor da Otan”, afirmou.
Leia mais
Lula alerta à ONU que ideais fundadores estão sob ameaça e defende multilateralismo
Eduardo Bolsonaro diz que Trump foi ‘estratégico’ ao elogiar Lula na ONU
As falas do líder americano acontecem em meio à escalada de tensões no leste europeu. Na última sexta-feira (19/9), três caças russos MiG-31 violaram o espaço aéreo da Estônia, episódio que se somou a incidentes semelhantes registrados uma semana antes, quando drones e caças de Moscou cruzaram a fronteira aérea da Polônia, acionando forças da aliança militar.
Na segunda-feira (22/9), aliados europeus já haviam endurecido o tom, advertindo que derrubariam jatos ou drones russos em futuras violações. A declaração foi feita durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que ocorreu em clima de forte tensão diplomática.
*Com informações do G1 e CNN Brasil.
