O comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos encarregado de investigar a invasão ao Capitólio aprovou nesta quinta, 13, a intimação para que o ex-presidente Donald Trump deponha sobre sua participação nos eventos da invasão, ocorrida em 6 de janeiro de 2021.
No dia em que seu rival nas eleições presidenciais norte-americanas Joe Biden deveria ser certificado como presidente pelos membros do Congresso, Trump convocou seus seguidores a irem a Wahington. Em discurso inflamado no meio-dia daquele dia 6, ele conclamou seus seguidores a lutar contra a suposta “fraude eleitoral maciça”. Enquanto Trump voltou para a Casa Branca, seus apoiadores invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos EUA.
Leia mais:
Biden visita Flórida para avaliar danos do Furacão Ian
EUA parabenizam Brasil por primeiro turno das eleições
A invasão deixou cinco mortos, 140 policiais feridos e mais de 850 pessoas foram presas. Trump demorou mais de três horas para pedir aos apoiadores para que deixassem o Capitólio. “Eu entendo sua dor”, declarou o então presidente dos Estados Unidos em um vídeo postado no Twitter. “Mas vocês têm que voltar pra casa agora”, disse.
O comitê que investiga a invasão deve entregar um relatório ao Congresso nos próximos meses. Ele pode recomendar medidas criminais ao Departamento de Justiça, abrindo a possibilidade para que o procurador-geral Merrick Garland processe na justiça Trump e outras pessoas por tentar reverter os resultados das eleições de 2020.