Trump divulga mensagens privadas de Emmanual Macron sobre a Groenlândia

(Foto: reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta terça-feira (20/1) o conteúdo de uma mensagem privada enviada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, na qual o líder europeu questiona a postura americana em relação à Groenlândia. A conversa foi publicada por Trump na rede social Truth Social e ocorre em meio à escalada de tensão entre Washington e países europeus.
Na mensagem, Macron afirma não compreender a iniciativa dos EUA envolvendo a Groenlândia e propõe uma articulação diplomática para tratar do tema. “Não entendo o que você está fazendo”, escreveu o presidente francês, ao sugerir esforços conjuntos para evitar o agravamento da crise.
O francês também ofereceu a Trump a organização de uma reunião do G7 em Paris, na tarde de quinta-feira (22/1), após encontro de líderes europeus marcado para o mesmo dia, em Bruxelas. Além dos países que integram o grupo — Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia —, Macron propôs a participação da Ucrânia e da Dinamarca. A Rússia poderia ser convidada como observadora.
Na mesma mensagem, Macron menciona alinhamento entre Paris e Washington em relação à Síria e ao Irã. O presidente francês também convidou Trump para um jantar em Paris na noite de quinta-feira. Eventuais respostas do presidente americano não aparecem na publicação.
Uma fonte próxima ao Palácio do Eliseu confirmou à agência Reuters a autenticidade da mensagem divulgada por Trump. Procurados, a Casa Branca e o gabinete de Macron não comentaram o conteúdo.
O episódio ocorre após Trump anunciar que pretende impor tarifas de 10% a oito países europeus a partir de 1º de fevereiro de 2026, caso se posicionem contra o plano dos Estados Unidos de adquirir a Groenlândia, território pertencente à Dinamarca. A medida foi classificada por Macron como “inaceitável”.
Leia mais
Trump publica imagem criada por IA cravando bandeira americana na Groenlândia
Primeiro-ministro da Groenlândia diz que país deve se preparar para possível invasão dos EUA
Em publicação recente na rede social X, o presidente francês afirmou que a Europa não cederá a pressões. “Nenhuma intimidação ou ameaça nos influenciará, nem na Ucrânia, nem na Groenlândia, nem em qualquer outro lugar do mundo”, escreveu.
Confira a tradução das mensagens de Macron para Trump
“Do presidente Macron ao presidente Trump
Meu amigo,
Estamos totalmente alinhados em relação à Síria
Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã
Não entendo o que você está fazendo em relação à Groenlândia
Vamos tentar construir grandes coisas:
1) Posso organizar uma reunião do G7 depois de Davos em Paris na quinta-feira à tarde. Posso convidar os ucranianos, os dinamarqueses, os sírios e os russos à margem
2) Vamos jantar juntos em Paris na quinta-feira antes de você voltar para os EUA
Emmanuel”
*Com informações do G1








