O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17/4) que seu governo está em diálogo com autoridades chinesas para discutir as tarifas impostas a produtos do país asiático. Segundo ele, representantes da China já teriam se reunido com autoridades norte-americanas para tratar do tema.
Em conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump declarou que acredita na possibilidade de um acordo entre as duas potências. “Nós faremos um acordo com a China”, afirmou o republicano, embora tenha evitado dizer se conversou diretamente com o presidente chinês, Xi Jinping.
Segundo o presidente norte-americano, integrantes do governo chinês que respondem a Xi já mantiveram diversos contatos com autoridades dos EUA. Ele afirmou ainda que não há pressa para a conclusão do entendimento e que um avanço concreto pode ocorrer nas próximas três ou quatro semanas.
Leia mais
Trump critica presidente do banco central americano, e pede pela sua demissão
Diretor de ‘Esqueceram de Mim 2’ lamenta participação de Donald Trump no filme
Trump também sinalizou que os Estados Unidos podem não elevar ainda mais as tarifas sobre produtos chineses e sugeriu, inclusive, uma possível redução das alíquotas. “Se as tarifas forem altas demais, as pessoas não vão comprar”, observou.
Atualmente, a administração norte-americana considera tarifas de até 245% sobre determinados produtos vindos da China, mas o presidente indicou que o cenário pode mudar dependendo do avanço das negociações.
Trump afirmou ainda que a decisão sobre o futuro do TikTok nos Estados Unidos ficará em suspenso até que a questão comercial com a China seja resolvida.