Um vídeo com três reféns idosos israelenses sequestrados pelo Hamas, foi divulgado nesta segunda-feira (18/12), onde eles aparecem pedindo por libertação. Os três homens foram identificados por Israel como Chaim Peri, de 79 anos, Yoram Metzger, de 80 anos, e Amiram Cooper, 84 anos, levados em sete de outubro para cárcere privado.
No vídeo, os homens aparecem com barbas longas, magros e abatidos. Sentado no meio, Peri fala para a câmera, dizendo que ele e outros reféns idosos que têm problemas de saúde estão “sofrendo muito em condições muito duras”.
“Somos a geração que construiu as bases para a criação de Israel. Fomos nós que iniciamos as Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês). Não entendemos por que fomos abandonados aqui”, disse ele.
“Vocês têm que nos libertar daqui. Não importa o custo. Não queremos ser vítimas como resultado direto dos ataques aéreos militares das IDF. Liberte-nos sem condições. Não nos deixe envelhecer aqui”, pediu.
A nora de Metzger, Ayala Metzger, disse que sentiu alegria e choque ao ver o vídeo, e se mostrou preocupada com as condições físicas do sogro.
“Foi uma alegria vê-los vivos por um momento. Foi chocante vê-los assim”, lamentou.
Leia mais:
VÍDEO: Vulcão na Islândia entra em erupção
VÍDEO: Israel afirma que encontrou maior túnel do Hamas em Gaza
Forças de Israel
Na noite de segunda-feira (18/12), após publicação do vídeo, as Forças de Defesa de Israel (FDI), por intermédio de seu porta-voz militar, Daniel Hagari, definiu o vídeo como criminoso e terrorista, demonstrando toda a crueldade do Hamas.
“A crueldade do Hamas contra civis muito idosos, inocentes que precisam de cuidados médicos”, recriminou Hagari.
“Chaim, Yoram e Amiram. Espero que vocês me ouçam esta noite”, disse Hagari em um briefing televisionado. “Saibam disso: estamos fazendo tudo, tudo, para que vocês retorne em segurança”, prometeu.