Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu o sul de Vanuatu, no Pacífico Sul, na Oceania, na quinta-feira (7/12), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS em inglês), e desencadeou um alerta de tsunami. Ainda não há informações dos danos.
O sismo teve uma profundidade de 48 quilômetros (30 milhas), cerca de 123 quilômetros ao sul da cidade de Isangel e a 338 quilômetros da capital Port Vila, segundo o USGS.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que “ondas perigosas deste terremoto são possíveis dentro de 300 quilômetros do epicentro ao longo das costas de Vanuatu e Nova Caledônia”.
Terremotos são comuns em Vanuatu, um arquipélago de baixa altitude com 320 mil habitantes que fica ao longo do sísmico Anel de Fogo.
Histórico
Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o norte de Vanuatu em novembro, com as autoridades alertando que “pequenas ondas de tsunami” foram detectadas por equipamentos de monitoramento oceânico.
Vanuatu é classificado como um dos países mais suscetíveis a desastres naturais, como terremotos, tempestades, inundações e tsunamis, de acordo com o Relatório Anual de Risco Mundial.
*Com informações Insider Paper