A tenista paulista Bia Haddad venceu hoje, 7, partida de quarta de final no torneio de Roland Garros contra a tunisiana Ons Jabeur, número 7 do mundo. O placar foi de3/6, 7/6(5) e 6/1. Com o avanço dela para as semifinais, a brasileira alcança um feito histórico: é a primeira vez na Era Aberta do tênis (a partir de 1968, quando profissionais começaram a competir com amadores), em que o Brasil tem uma mulher nas semifinais do maior torneio de tênis do mundo.
O triunfo também faz de Bia a primeira tenista brasileira na semifinal de um torneio do Grand Slam desde o US Open de 1968, quando Maria Esther Bueno – sempre ela! – foi superada por Billie Jean King na mesma fase.
A partida dramática contra a tunisiana na oitavas de final de Roland Garros durou 3h51.
Leia mais:
Bia Haddad avança às quartas de Roland Garros e se iguala a Guga e Maria Esther
Atleta amazonense é campeã internacional de tênis no Equador
Bia Haddad enfrenta amanhã a número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek, que hoje venceu a norte-americana Coco Gauff por 2 sets a 0 – parciais de 6/4 e 6/2. Swiatek é bicampeã de Roland Garros, em 2020 e 2022 e também venceu o US Open no ano passado. A vencedora vai disputar a grande final de Roland Garros.
Apesar do currículo de Swiatek, Bia Haddad leva vantagem no confronto direito. A brasileira venceu o único jogo entre as duas, realizado no WTA 1000 de Toronto, em 2022. Na ocasião, vitória por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 7/5) na terceira rodada do torneio.