Surfista morre em ataque de tubarão em Sydney; praias são fechadas

(Foto: Reprodução/X)
Um surfista de 57 anos morreu após ser atacado por um tubarão na manhã deste sábado (6), na praia de Long Reef, em Sydney, na Austrália. O incidente ocorreu pouco depois das 10h (21h de sexta-feira, 5, em Brasília). Segundo as autoridades, o corpo da vítima foi encontrado boiando no mar com diversos membros decepados, ao lado de sua prancha, que ficou partida ao meio.
A vítima surfava acompanhada de amigos quando foi surpreendida pelo tubarão. Ele deixa esposa e uma filha pequena. O ataque comoveu a comunidade local e levou ao fechamento temporário de diversas praias da região, incluindo Manly e Narrabeen, por pelo menos 24 horas, como medida de segurança.
Long Reef faz parte de uma área monitorada com redes de proteção, instaladas recentemente em mais de 50 praias entre Newcastle e Wollongong. Apesar do sistema, as autoridades ressaltaram que o risco de incidentes nunca é totalmente eliminado.
Leia mais
Filipe Toledo e Ian Gouveia reeditam duelo na WSL de El Salvador
Lutador da Irlanda do Norte consegue nocaute que causa convulsão no oponente
De acordo com a polícia de Nova Gales do Sul, os indícios apontam para um “grande tubarão” como responsável pelo ataque. Especialistas irão analisar os destroços da prancha e os ferimentos no corpo para tentar identificar a espécie. Tubarões-brancos e tubarões-tigre estão entre os mais frequentemente envolvidos em ataques fatais no país.
Este é o primeiro ataque fatal em Sydney desde 2022, quando um mergulhador britânico morreu em Little Bay. No âmbito nacional, o último caso havia sido registrado em março deste ano, na Austrália Ocidental.
A Austrália é um dos países com maior histórico de ataques de tubarão no mundo. Desde 1791, já foram documentados mais de 1.280 incidentes, sendo mais de 250 fatais.
