A Spotify Technology, o maior serviço de streaming de música do mundo, anunciou hoje, 23, planos para demitir 6% do seu quadro de funcionários, totalizando cerca de 600 pessoas. A companhia também afirmou que a vice-presidente de conteúdo e publicidade, Dawn Ostroff, vai deixar a empresa como parte da reorganização.
É mais uma das grandes companhias tecnológicas (as “Big Techs”) a anunciar demissões em massa nos últimos meses. Google, Meta, Microsoft, Amazon e Twitter demitiram cerca de 50 mil pessoas em todo o mundo nos últimos três meses, e levantamento da consultoria TradeMap revelou que Apple, Microsoft, Amazon, Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Alphabet (dona do Google) perderam cerca de US$ 3,901 trilhões em valor de mercado nos últimos 12 meses. Esse número equivale a R$ 21 trilhões.
Leia mais:
Enquete do próprio Musk aponta que ele deveria deixar chefia do Twitter
Zuckerberg anuncia mais de 11 mil demissões na Meta
Essas companhias têm alegado que o cenário econômico adverso e queda no número de anunciantes explicam o mau momento dessas “Big Techs”.
A Spotify anunciou em outubro que estava desacelerando contratações para o restante do ano e 2023. As ações da empresa acumularam queda de mais de 50% em 2022.
A Spotify tinha cerca de 9.800 funcionários até 30 de setembro, e em seu comunicado afirmou que espera incorrer em despesas de 35 milhões a 45 milhões de euros relacionadas às demissões.