A cantora pop colombiana Shakira firmou um acordo com as autoridades espanholas no caso em que era acusada de sonegar cerca de 15 milhões de euros em impostos (cerca de R$ 80 milhões na cotação atual). O julgamento sobre o caso na corte espanhola deverá acontecer em breve.
No acordo, Shakira teve de admitir a culpa pelas acusações – das quais sempre se disse inocente – e deverá pagar uma multa de 50% do valor devido (cerca de 7,3 milhões de euros), mais um valor de 438 mil euros para evitar uma pena de três anos de prisão, segundo a agência de notícias Reuters. Assim, o valor acordado é de quase R$ 41,5 milhões.
Leia mais:
Turista que foi ao Rio ver show de Taylor Swift morre em assalto
Piqué e irmão de Shakira trocam socos, diz imprensa espanhola
A promotoria espanhola acusa Shakira de não ter pago impostos no país entre 2012 e 2014. A cantora contestou as acusações afirmando que, naquele período, levava uma “vida nômade” por conta do seu trabalho e que, por isso, não devia nada ao país.
Porém, autoridades do caso afirmavam que Shakira passou mais da metade de cada um dos anos em questão vivendo na Espanha, além de comprar uma casa para a família em Barcelona em maio de 2012, o que a tornaria devedora de impostos no país.
A rede britânica BBC obteve uma declaração da artista, onde ela afirma que aceitou o acordo para garantir o bem-estar dos filhos que tem com o jogador de futebol Gerard Piqué, de quem está separada. Ela disse:
“Embora eu estivesse determinado a defender a minha inocência num julgamento que os meus advogados estavam confiantes que teria decidido a meu favor, tomei a decisão de finalmente resolver esta questão tendo no coração o melhor interesse dos meus filhos, que não querem ver sua mãe sacrificar seu bem-estar pessoal nesta luta”.
Desde o ano passado, a cantora se envolveu numa grande polêmica midiática devido ao seu divórcio de Piqué, que envolveu acusações de traição e disputas pela guarda dos filhos e por dinheiro.
*com informações do G1