Neste domingo (8), durante coletiva no Itamaraty, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno e o ministro da Defesa, José Múcio, anunciaram o envio de aviões à Israel para o repatriamento de brasileiros que se encontram no local do conflito.
Saiba mais:
Número de mortos em guerra entre Israel e Hamas sobe para 620
Uma aeronave KC-30, com capacidade para 230 passageiros, está pronta para decolar de Natal em direção a Roma, na Itália. A viagem deve ser feita ainda neste domingo (8).
O avião deve esperar no local, área mais próxima do conflito, para aguardar a elaboração da listas de passageiros que desejam embarcar para o Brasil, ainda nesta segunda-feira (9).
Segundo Damasceno, a primeira decolagem deve ser feita na segunda ou terça-feira, a depender da coordenação do Ministério das Relações Exteriores.
“Não sabemos se essa decolagem será amanhã (9) ou na terça-feira (10), dependendo da montagem desta lista de passageiros que desejam voltar ao Brasil nessa missão de repatriação”, destacou Damasceno.
“Há também uma forte possibilidade dos brasileiros voltarem em aviões comerciais, a operação no aeroporto está normalizada hoje. essa coordenação está sendo feita pelas nossas embaixadas lá da região”, explicou.
O comandante acrescentou que seis aeronaves estão prontas para missão, com capacidade para 230 passageiros e que uma equipe médica acompanhará os brasileiros resgatados no trajeto.
Devido a periculosidade do transporte terrestre em estado de guerra em Israel, o translado de repatriados serão realizados no período da tarde, do aeroporto de Telavive, e os demais países estão sendo analisados, conforme as informações do comandante.
*Com informações da CNN Brasil