O Papa Francisco precisou usar almofadas nasais para a aplicação de oxigênio de alto fluxo na manhã desta domingo (23/2). Ele ainda fará novos exames clínicos hoje. A informação foi feita por meio de um comunicado da agência de notícias do Vaticano.
“O Papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, disse o Vatican News.
O pontífice, de 88 anos, está internado há mais de uma semana para tratar de uma pneumonia bilateral.
Em oração escrita pelo Papa Francisco e divulgada neste domingo, o pontífice agradeceu às orações pela sua saúde e disse que continua ‘realizando os tratamentos necessários’.
“De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, destacou.
O texto foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. É o segundo domingo que Francisco não participa da tradicional oração de Angelus. Neste domingo, a missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.
O pontífice também convidou os fiéis a rezarem pelos países onde há conflitos, da “Palestina ao Sudão”, com um pensamento particular para a Ucrânia. A invasão russa ao país completa três anos na segunda-feira (24/2).
Saiba mais:
Eleições Alemanha: Urnas abrem e eleitores começam a escolher os próximos representantes
Prefeito de Vitória é agredido durante confusão no Carnaval
Saúde do Papa Francisco
Na sexta-feira (21), Francisco completou uma semana de internação e os médicos do papa fizeram uma entrevista coletiva para atualizar o quadro clínico do pontífice.
Segundo a equipe médica, o papa não corre risco de morte, mas também não está fora de perigo por ser um “paciente frágil”.
Durante todo esse período, diz o Vaticano, Francisco tem trabalhado e se mantido informado através da leitura de jornais. O papa também consegue se movimentar dentro de seu quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua com alguns afazeres administrativos.
Ainda segundo o Vaticano, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados.
*Com informações do G1 e da CNN Brasil.