O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19/4) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa ortodoxa. Segundo o comunicado, as forças russas suspenderão as operações militares das 18h deste sábado até meia-noite da próxima segunda-feira (21/4).
Putin afirmou que a medida tem caráter humanitário e espera que a Ucrânia siga o mesmo caminho. “Ordeno que, durante este período, todas as operações militares sejam suspensas. Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá o nosso exemplo. No entanto, nossas tropas devem estar preparadas para possíveis violações”, declarou.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no entanto, rejeitou o cessar-fogo, afirmando que as tropas do país continuam avançando nas regiões de Kursk e Belgorod, em território russo. Zelensky disse ainda que, no momento do anúncio, drones de ataque russos estavam sobrevoando a Ucrânia.
Leia mais:
EUA ameaça se retirar das negociações para encerrar guerra na Ucrânia
O cessar-fogo de Páscoa ocorre em meio a novas tentativas de mediação. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar por um acordo de trégua de 30 dias, já aceito pelos ucranianos.
Desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, mais de 12,3 mil civis morreram no conflito.