Rússia lança maior ataque aéreo à Ucrânia desde julho, em meio a conversas de paz com Trump

Fumaça em cidade ucraniana de Kremenchuk após ataque russo (Foto: Reprodução/Redes Sociais).
Na madrugada desta terça (19/8), enquanto ocorria nos Estados Unidos reunião entre o presidente americano Donald Trump e o ucraniano Volodymyr Zelensky com líderes europeus, a Rússia lançou o ataque aéreo mais pesado contra a Ucrânia desde julho.
A Força Aérea ucraniana informou que Moscou lançou 270 drones e 10 mísseis durante a madrugada desta terça-feira, o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde 31 de julho, segundo contagem da CNN. Quatro mísseis e 16 drones atravessaram as defesas aéreas do país, afirmou o comunicado da Força Aérea.
Os ataques russos mataram oito pessoas e feriram outras 54 em toda a Ucrânia nas últimas 24 horas até a manhã desta terça-feira. Cinco pessoas foram mortas em ataques russos a cidades atrás das linhas de frente na região de Donetsk, enquanto três foram mortas e 33 ficaram feridas em ataques russos à cidade de Zaporizhzhia, segundo autoridades militares nas duas regiões.
Ataques russos também feriram civis em Kharkiv, Kherson, Dnipropetrovsk e Nikopol.
Leia mais:
Trump inicia conversas para organizar uma reunião com Putin e Zelensky
Trump assegura que vai manter seu apoio a Ucrânia independente do resultado das reuniões
Reunião para discutir cessar-fogo
Após a reunião na Casa Branca, Trump se mostrou otimista quanto a um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, e chegou a dizer que Zelensky e Vladmir Putin, presidente russo, em sua opinião, estão “se dando um pouco melhor do que eu pensava”.
O encontro com Zelensky e líderes europeus aconteceu após a cúpula do presidente americano, Donald Trump no Alasca com o presidente russo Vladimir Putin, no final da semana passada.
Trump também disse que vai tentar marcar uma reunião direta entre Zelensky e Putin em breve.
*Com informações de CNN Brasil
