Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Relatório chama plataforma de jogos Roblox de “inferno pedófilo para crianças”

Relatório chama plataforma de jogos Roblox de “inferno pedófilo para crianças”

Um relatório publicado pela empresa americana de pesquisa Hindenburg Research definiu a plataforma de jogos Roblox como um “inferno pedófilo para crianças”. O Roblox é um site gratuito e acessível a qualquer pessoa, e possui mais de 79,5 milhões de usuários ativos diários no mundo inteiro, sendo especialmente popular entre crianças e adolescentes.

De acordo com o relatório, existem cerca de 50 grupos de adultos na plataforma com mais de 100.000 membros que trocam conteúdos de pornografia envolvendo crianças e solicitam atos sexuais a menores. O consultor que realizou a pesquisa fingiu ser menor de idade para entender o que uma criança poderia enfrentar usando o site, e se deparou com o cenário.

Segundo o consultor, esses grupos são acessíveis a menores de 13 anos.


Leia mais:

13 estados americanos processam o TikTok, por prejudicar a saúde mental dos jovens

Marco Legal dos Games segue para sanção presidencial


Roblox é uma das maiores plataformas de imersão e conexão, onde os jogos são criados por e para usuários, chamados de “experiências”. O desenvolvimento de games e de itens para os avatares é aberto ao público. Qualquer pessoa pode acessar o Roblox Studio, o software de desenvolvimento da plataforma, e colaborar com o ambiente virtual, o que explica o elevado número de jogos disponíveis: mais de 40 milhões.

Metade dos usuários do site tem menos de 13 anos, e o Roblox chega a ser definido como “uma rede social para crianças”. Porém, os usuários não são incentivados a fornecerem informações pessoais. Por exemplo, não é possível colocar uma foto e, no momento de se cadastrar, é indicado que o usuário deve evitar colocar seu nome ou sobrenome. Além disso, não é necessário um e-mail, apenas a data de nascimento é obrigatória.

E como qualquer pessoa consegue criar um jogo, alguns deles são totalmente impróprios para crianças. O estudo cita um deles, intitulado “Diddy Party” (Festa do Diddy) se refere ao rapper americano preso por tráfico e agressão sexual. Além disso, mais de um milhão de pessoas teriam jogado um game que envolvia espancar uma pessoa em situação de rua.

Em resposta, o Roblox informou que este e outros jogos mencionados no estudo já foram derrubados da plataforma. A empresa também afirmou que a investigação era enganosa e que a plataforma estava investindo pesadamente em seus esforços para garantir a confiança e a segurança.

Após as revelações, as ações da Roblox caíram mais de 4%.

*Com informações de UOL